Comunicação não violenta
Relações humanas nem sempre são fáceis. Cada sujeito vê o mundo de uma perspectiva única e lidar com diferenças costuma ser um desafio. Se a comunicação falha, então, as divergências parecem gritar. O resultado são mal-entendidos, conflitos, afastamentos.
Sem uma disposição para a mútua compreensão qualquer relacionamento sai prejudicado, seja na vida ou no trabalho. Para as organizações, um ambiente pouco colaborativo é sinônimo de prejuízo.
A Comunicação Não Violenta (CNV), metodologia criada pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg, propõe que é possível superar diferenças usando formas mais adequadas e produtivas de se comunicar.
Esse treinamento, que também pode ser adaptado ao formato de palestra, apresenta os princípios da Comunicação Não Violenta (CNV) e como aplicá-la na vida pessoal e no ambiente corporativo, visando a desenvolver relações mais empáticas, autênticas e profundas, resolver conflitos e promover maior disposição colaborativa nos diferentes contextos em que haja interações humanas.
É voltado para empreendedores, profissionais liberais, profissionais da área de RH, líderes, supervisores, coordenadores, gerentes, diretores, enfim, a profissionais e pessoas que desejam conhecer e aplicar a metodologia da Comunicação Não Violenta (CNV).
Entre os temas abordados estão as quatro etapas do processo de CNV, o desenvolvimento da habilidade da escuta, empatia emocional e empatia cognitiva, identificação e expressão de emoções e sentimentos, mediação e solução de conflitos segundo a CNV.